05/09/2018

Rede social é relacionamento. Relacionar-se bem com os clientes deve ser parte da rotina de qualquer empresa. Estar presente nas redes sociais não é diferencial, é praticamente uma obrigação. É surpreendente ver que, mesmo em plena era da internet, alguns gestores ainda não dão a devida importância ao marketing digital. Atualmente, quando se fala de internet não se refere somente ao conceito de máquinas e tecnologia. A ideia de pessoas e consumidores permeia a era digital com a função de dialogar, informar e persuadir.

Não é só “postar”, a gestão de redes sociais envolve muitas etapas para utilizar a comunicação digital promovendo uma aproximação entre marcas e consumidores potenciais. A visão errônea de que basta fazer qualquer postagem para estar presente nas redes sociais acaba por limitar o potencial de atuação das marcas nas redes sociais. Por isso, recorrer a uma agência pode ser a solução.

Para tirar o máximo de proveito de suas mídias sociais, é preciso definir o tipo de conteúdo que será publicado, qual a linguagem mais adequada, com qual frequência será postado, quais métricas devem ser analisadas, entre outros detalhes que existem por trás de cada publicação.

A gestão de redes sociais da Macro inclui algumas etapas que ajudam a orientar de forma mais assertiva a presença digital da sua marca, tais como: briefing do perfil do negócio e do cliente, curadoria de conteúdo relevante com pauta mensal, desenvolvimento de layout com criação de textos e hashtags, organização de cronograma de publicações, planejamento de investimento de mídia, envio de aprovação do conteúdo para o cliente, publicação no Facebook/Instagram e relatório mensal com mensuração de interação.

Isso é só um resumo para entender melhor como funciona a gestão de redes sociais que vise fortalecer o relacionamento entre empresas e clientes. Não é tão simples quanto “só postar uma foto”. Os consumidores que antes eram meros receptores passivos de informação, hoje opinam, participam e interagem. As marcas precisam se adaptar a esse novo cenário onde é possível estabelecer vínculos, conhecer hábitos e fortalecer conexões. Afinal, marcas são feitas de pessoas, pessoas necessitam de relações e, para se relacionar, você precisa ser social. O investimento no potencial do meio digital certamente vale a pena!

Simone Perin
Publicitária na Macro Publicidade
Especialista em Gestão de Marcas
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